sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lilith Oratória



Mulher de Graça, Ave Maria Descalça, Traça de Homem vivendo à risca do risco da mão de Deus. Respeita mandamentos, tateia pelo chão e rasteja à oração da manhã. Deus, não faça ouvido de quem não sente. Ouça-me uma vez. Falo direto com você. Não gosto de meia palavra e por isso vou direto ao Divino Ponto G. Inventaram que eu tinha tal ponto e que ele me elevaria aos céus como se fosse levada pelas mãos de Zeus que é Deus que é Você. Minha religião é tudo. Da zombaria ao catolicismo esquemático de olhar na cara de um padre e devorar a hóstia consagrada feita de farinha e água. Gosto ruim não é Teu Corpo, Pai. Dizem ser Teu Sangue que recebo, mas, como creio que seja o mais belo dos seres, não pode ser insosso o Pai que me criou e que tão bem ordenha a filha, a mãe e a entidade que sou. Que não sou apenas uma. Sou milhares. Mas duas incorporam minha ladainha. Uma delas, a cética, ladra aos ventos e arranca do tempo mais dúvida para poder dizer que não. A outra, bélica estonteante, tem amante, se declara, fala sozinha e estende a mão a estranhos. A primeira não segue regra alguma, a segunda é estúpida e, através das duas, faço declamação. Deus Pai, concretiza-me poeta de tudo. Que eu fale por Tua Boca, que eu ande sobre Teus Pés e liberta-me desta chaga imunda de ser mulher em mundo de bíblias, arquétipos e tradições. Deixa-me, Senhor Deus, tornar-me Lilith e prometo entregar aos homens meu poder de sexto sentido, de adivinhação, de querer mais que alimenta o pão. Deixa-me Lilith, Senhor, tornar-me santa neste mundo fechado que não tem misericórdia dos entediados, dos abandonados, de meus semelhantes que vagam como eu. Que toda mulher seja homem e que o contrário se faça por feitiço. Que todo sexo seja libertino e que as ovelhas corram loucas no campo de abater. Liberta-me, Pastor. Sou mulher, ovelha, casta, escancarada e preciso viver de minha própria fé.

Imagem: Fernanda Franco
Texto: Letícia Palmeira

4 comentários:

  1. Que deus nos ouça, Letícia. Como não tenho mais o que acrescentar, digo "amém".

    Maravilhoso texto. Mesmo!

    ResponderExcluir
  2. amém e aleluia! txt e imagem fantásticos, divinos, maravilhosos: oratória lilith, imagem lilith, mulheres liliths, cheias da Graça...

    ResponderExcluir
  3. Permito-me dizer que não é preciso dizer nada.
    Parabéns às duas!

    ResponderExcluir